domingo, 21 de setembro de 2008

Trapilho: eu querooooo!!!!!!!

Bom dia, amigas!

Affe... depois de tanta espera, não é que meu anjinho ainda não deu as caras aqui no mundo de fora? Está tudo certo conosco, o líquido está perfeito e ele já passou dos 3 quilos. Mas nada de o danado querer conhecer o mundo! Isso significa que ainda não tá pronto, fazer o quê...

Bem, vamos ao que interessa (e muito me interessa!).

Nas minhas andanças pela net encontrei umas bolsas lusitanas muito "giras" (como se diz além mar) feitas com um fio muito interessante: o trapilho. As fotos abaixo são da Dona Marinela, uma lojinha virtual no Flickr. As estampas são lindas, de babar. Eu pelo menos me apaixonei.






















Achei também, neste blog, algumas bolsas feitas com esse fio. Notem como o aspecto é regular e bonito. O trabalho fica com uma apresentação muito diferente do que estamos acostumadas, não é mesmo? Além do que, aposto como numa tarde seja possível tecer ao menos umas três bolsas, pois é um fio de malha com o qual deve ser utilizada agulha de milímetro 4,5 ou mais, dependendo da espessura.




















No blog Trapilho, há indicações de onde se adquirir o tal fio, mas são todos sites portugueses. Vale a pena dar uma olhadinha pra se ter uma idéia. Na Mil Pontinhos há até mesmo a possibilidade de compra feita fora de Portugal, mas com certeza não se deve pagar barato se considerarmos a taxa de importação... O que achei mais incrível foi o preço da Dona Moldura: num saco de aproximadamente 10 k paga-se 1,20 Euros por quilo! Pra quem mora lá é uma mão na roda...

A listinha até que é grande, tem de se pesquisar pra ver se mais alguma além da Mil Pontinhos envia para fora do país, pois quando naveguei pelo site havia apenas 3 tipos/cores de trapilhos.

Há algum tempo, mais ou menos 1 ano atrás, foi que vi pela primeira vez algo nesse material. Na época até encontrei um tutorial de como fazer o próprio fio com camiseta de malha que não se usasse mais. Seria o mesmo esquema de corte de sacolinhas plásticas que a nossa querida Elaine ensina em um de seus vídeos.

Eu não trabalho com isso, mas penso que o material usado pra fazer o amarradinho possa ser utilizado, só teria de se encontrar novelos inteiros ao invés de tirinhas curtas. Acredito que se procurarem em lojas de fábrica de tecidos possa-se também comprar o refugo (sobras de tecidos). Quem anda bem por São Paulo provavelmente deve conhecer alguma loja do tipo. Ah, não se esqueçam de me indicar, caso o encontrem!

Provavelmente foi assim que começou em Portugal, quando as fábricas já não mais sabiam onde enfiar tanta tira de tecido que sobrava dos cortes, rsrs. Em galpões de costura seria também uma boa opção de procura. Há tecidos do tipo algodão+elastano (lycra), malha (o mais comum), algodão, etc. Só não acredito que seja interessante o jeans, pois o bichinho é duro que só...

Fica aí minha sugestão, espero que apreciem. E não se esqueçam de me dizer caso encontrem algum local (no Brasil, tá?) onde se possa comprar esse fiozinho sem-vergonha.


UPDATE: A Maria Bragança (do blog Arte em Trapilho) disse-me que não é tão fácil assim crochetar com o trapilho. Como o fio é muito mais grosso, a agulha tem de ser no mínimo 9 mm e requer muito mais esforço com a mão. Também não dá pra fazer em tão grande quantidade, a não ser que se deixe o acabamento pra depois, mas mesmo assim acho que não passa de 1 peça e meia por dia. Obrigada, Maria!


UPDATE 2! : 1 - Como apontado por um dos leitores, infelizmente só é possível ler o blog se tiver convite (coisa que não tenho.... muá).
2 - Meus filhotes hoje formam uma escadinha! (eita mulher reprodutiva....) E sim, foi por conta da rotina que deixei o blog de lado.... 

9 comentários:

  1. Olá carolina
    Então quer dizer que tem bebê chegando?!!!
    Que legal!!Muitas felicidades pra vocÊs!!!
    Adoro estas bolsas em trapilhos.Em malharias,fábrica de roupas,casa de costureiras,encontra sim e vários.geralmente em casas de pequenas confecções com restos de tecido e malha.O trabalho é lindo.Geralmente vejo estas maravilhas nos blogs portugueses.Nos brasileiros são poucos.
    Adorei o post.
    bjos!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina, nao se preocupa nao, qdo vc menos espera, ele simplesmente sai...a minha tinha consulta numa sexta a tarde, na sexta 1 da manha acordei toda molhada, a bolsa tinha rompido, eu tive que ir pro hospital de madrugada..haha...nao senti dor...e ela so nasceu as 20:12h!!! e o parto estava marcado para dai 1 semana..vc ve...eles decidem qdo estao pronto...hehe...mas a gente fica louquinha para te-los nos bracos logo...
    Desejo tudo de bom com vc no parto e com esse anjinho...ja ja ele sai...rsrs
    Deus abencoe vcs!!
    Beijinhos
    Silvana
    Eles decidem qdo estao pronto...

    ResponderExcluir
  3. Olá Carolina
    Agradeço a sua visita ao meu blog e fico contente que tenha gostado das minhas bolsas.Quanto à sua questão de que as bolsas de trapilho se fazem rápido, depende se são forradas ou nao e se é feito um bom acabamento, eu não consigo fazer uma das minhas bolsas em menos de 1 dia todo dedicado ao trabalho além de que é muito dificil de trabalhar faz muito esforço e é muito doloroso para as mãos(trabalha-se no minimo com agulha nº 9).
    Espero que você tenha uma "hora pequenina", como se diz em Portugal, ou seja que tenha um parto rápido e sem complicações.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina, sei não hein, mas acho que tem bebê chorando aí..kunhé, kunhé....vc sumiu...isso quer dizer, que já está dando beijinhos e babando no filhotinho....acertei?
    Desejo que esteja tudo bem com vocês!!!
    Beijinhos carinhosos pra vc e para o lindo filhinho!
    Deus os abençoe
    Silvana

    ResponderExcluir
  5. Olá Carolina! Passei só pra agradecer sua visita e seu carinho para com meu trabalho. Isso só nos dá incentivo para continuar. Volte sempre e se um dia vier passear em Itu, avise-me. Gde beijo com carinho

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a visita, amiga!
    Amei a bolsa de trapilho. São diferentes e muito charmosas.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Olá, queria muito comprar trapilho me ajude moro no rio de janeiro!!!! lucianamyname@lu.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Carolina,
    Tomara que a vida esteja de vento em polpa!!!
    Adorei suas bolsas e tem mais de ano que estou procurando trapilhos...rsrsrs
    CONSEGUI!!!! ESTOU VENDENDO TRAPILHOSSSSSS!!!!
    Estou super feliz, fazendo colares, bolsas, tapetes, sandalias...
    Quando tiver um tempinho dê uma olhada no meu site.
    Para quem quer revenderm vendo bem baratinho.
    www.marlennebrasil.com
    Estive no programa Mais Voce da Ana Maria Braga, trico sem agullha.02/04 Foi lindo!!!
    beijos e muito sucesso!
    Marlenne Brasil

    ResponderExcluir

Fique à vontade, este espaço é todo seu!
Não se acanhe em fazer críticas, afinal estamos todos aprendendo.
E não se esqueça de deixar seu e-mail ou endereço do seu blog para que eu possa responder e/ou visitá-lo.

Abraços

Carolina